Cursos

Confira o que está vindo aí e não fique de fora dos próximos cursos!

Nossos Cursos

Curso Online: Saúde Mental no Contexto Migratório para PROFISSIONAIS

INSCREVA-SE

Público-alvo: Profissionais que atuam ou pretendem atuar com populações migrantes. Este curso é destinado também às pessoas que não são da área de saúde mental.

Objetivo: Oferecer ferramentas necessárias a profissionais de diferentes áreas, sobretudo da saúde mental, para o acolhimento e acompanhamento qualificados dentro das intervenções psicossociais em diferentes âmbitos (tais como saúde, serviço de assistência social, educação, ONGs, etc.), contribuindo para a integração dos migrantes na sociedade de acolhimento.

Carga Horária: 20 horas.

Início dia 09 de outubro, término dia 07 de novembro. Aulas às sextas-feiras (15h às 17h, GTM-3) e sábados (09h às 11h, GTM -3).

Investimento: R$ 300,00

Conteúdo Programático:

  1. Impacto do processo migratório na saúde mental
  2. Processo de aculturação & Interculturalidade
  3. Intervenções psicossociais
  4. Intervenções Especializadas em Saúde Mental – Parte 1
  5. Intervenções Especializadas em Saúde Mental – Parte 2
  6. Cuidado do Cuidador
  7. Relações binacionais & Maternidade no Exterior
  8. Emigrantes Brasileiros & o Cuidado de si
  9. A Subjetividade do Migrante
  10. Alteridade e Identidade na Migração

Idealizadoras : Kamila Moratti & Renata Santos

Facilitador@s:

Kamila Moratti. Psicóloga (CRP 08/13210), Mestre em Saúde Mental da Criança e do Adolescente pela Universidade King’s College – Londres & especialista em Psicologia de Intervenções Individuais, Processos Grupais e Condições Críticas pela Universidade Nacional de Buenos Aires. Atuou como Psicóloga pela organização de ajuda humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF) em contextos de emergência e migração na Palestina, Afeganistão, Líbano, Ucrânia, Sudão do Sul, Serra Leoa e Filipinas.

Renata Rodrigues Santos. Psicóloga (CRP 15/2703), mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Autônoma de Madri – Espanha. Experiência em consultoria para Organização Mundial da Saúde em Guiné Bissau. Atuou com a organização internacional de ajuda humanitária Médicos Sem Fronteiras em contextos de conflito, epidemias e migração em Moçambique, Afeganistão, Líbano, Turquia, Guiné Conacri, Iraque, Brasil (migração venezuelana), entre outros.

Elaine Teixeira. Psicóloga e Consultora em Saúde Mental Global. Mestranda em Políticas de Saúde Global pela London School of Hygiene & Tropical Medicine no Reino Unido. 19 anos de experiência profissional, incluso na coordenação de programas de apoio psicossocial e atividades comunitárias de organizações humanitárias, como: Médicos Sem Fronteiras. Desde 2015 vive em Berlim e tem oferecido aconselhamento psicossocial a mulheres migrantes, falantes da língua portuguesa.

Glauco Soto. Psicólogo e consultor em saúde mental e promoção de redes de trabalho coletivo em instituições públicas e privadas. Psicoterapeuta de abordagem corporal e fundamentação teórica com bases na filosofia da diferença, pós graduado no instituto Sedes Sapientae. Pesquiso nas fotos, imagens, filmes, áudios assíncronos e textos, as práticas clínicas de acolhimento e aconselhamento psicológico à distância.

Carolina Caires Motta. Doutoranda em Psicologia pela Unesp/Assis. Desenvolve pesquisa sobre a subjetividade do migrante na perspectiva da Psicanálise das Configurações Vinculares. Atua como docente da PUC/PR.

Saulo Magalhães. Psicólogo (CRP 04/38993), Doutor em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atuou como Psicólogo Social e Comunitário em contextos de favela e comunidades. É Pesquisador e Docente no Centro Universitário UNA de Uberlândia e na Universidade UNITRI.

Rede Online de Suporte ao Migrante: diálogo, intervenção e acolhimento psicossocial.

NOVEMBRO DE 2020

Público alvo: Migrantes falantes da língua portuguesa

Objetivo: Esse DIÁLOGO visa oferecer informação, orientação, apoio e aconselhamento ao migrante falante da língua portuguesa, com o objetivo de promover estratégias e recursos humanos de enfrentamento, auto regulação, integração e controle do estresse na adaptação no país acolhedor. A partir do desenvolvimento destas competências psicossociais, o curso visa a promoção de ações de prevenção de adoecimento psicológico e social e a promoção da saúde mental e qualidade de vida do migrante, por meio de uma abordagem psicossocial com foco intercultural.

Conteúdo programático

  1. Processo migratório
  2. Fatores Protetores e Fatores de Risco para o bem-estar psicossocial do migrante
  3. Saúde integral e doença do Migrante
  4. Promoção da Saúde mental do Migrant

Idealizadores & Facilitadores: Elaine Teixeira, Glauco Soto, Kamila Moratti & Renata Santos

Cursos já concluídos

Saúde Mental no Contexto Migratório

Curso online, ocorrido em abril de 2020.

Capacitação em Saúde Mental de Adolescentes no Contexto Migratório

Capacitação online desenvolvida para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), realizado em junho de 2020

Depoimentos

“Amei! Foi muito edificante para mim tanto em nível pessoal quanto em nível profissional/ministerial. Agradeço todo investimento e dedicação e espero aprender mais com vocês futuramente!”

Participante do Minicurso Saúde Mental no Contexto Migratório (abril/2020).

“Simplesmente gratidão, por nos trazer informações tão precisas, e que isso é muito importante pra todos os colaboradores que vivenciam diariamente aos trabalhos com esse público (adolescentes em contexto migratório).”

Participante da Capacitação em Saúde Mental de Adolescentes no Contexto Migratório (junho/2020).

Quer saber mais sobre nossos cursos?